CANTO MISSIONEIRO


  • Lei nº 3.489/2011 - Institui o Festival Canto Missioneiro da Música Nativa e o Festival Canto Piá Missioneiro


O Festival Canto Missioneiro da Música Nativa, tem o apoio da Prefeitura Municipal de Santo Ângelo, através da Secretaria Municipal de Cultura, Lazer e Juventude, e também das entidades culturais e tradicionalistas do município de Santo Ângelo. São seus objetivos:
a) Fomentar e incentivar a criatividade de compositores e intérpretes com letras e músicas ligadas à temática regionalista do Rio Grande do Sul;
b) Propiciar a revelação de novos talentos e facilitar a difusão de suas realizações artísticas;
c) Criar espaço para integração de artistas e pessoas ligadas à cultura musical sul rio-grandense;
d) Promover, através de atrações nativistas, tradicionalistas e culturais, a divulgação do município de Santo Ângelo;
e) Desenvolver na população em geral, o apreço pelas manifestações artísticas sul rio-grandenses;

Sua Primeira edição foi realizada no ano de 2007 tendo, desde o início, grande aceitação e participação dos artistas em geral e da comunidade regional.
O festival é subdividido em duas etapas: 1) Fase Local - onde os participantes são essencialmente santoangelenses, nela concorrem 10 composições e 4 delas se classificam para a final. 2) Fase Geral - aberta para participantes de qualquer lugar do mundo, respeitando a temática. Onde concorrem 16 composições e 10 delas se classificam para a etapa final.
As 14 músicas classificadas para a etapa final integram o cd e o dvd da edição correspondente.
Tradicionalmente as fases classificatórias são realizadas no Teatro Municipal Antônio Sepp, com entrada livre para os interessados em apreciar o evento. E a finalíssima é realizada em praça pública no Centro Histórico Santo Ângelo Custódio em frente à Catedral Angelopolitana.
Outro diferencial do festival está no material de divulgação que traz obras do artísta plástico e também compositor: Tadeu Martins.

Mais notícias