COMPLEXO CULTURAL

O complexo cultural compreende o Centro Municipal de Cultura Santo Ângelo Custódio e o Teatro Municipal Antônio Sepp.


Visualizar Centro Municipal de Cultura Santo Ângelo Custódio em um mapa maior

CENTRO MUNICIPAL DE CULTURA SANTO ÂNGELO CUSTÓDIO

O Centro de Cultura abriga: 1) Hall de Entrada; 2) a Biblioteca Pública Municipal; 3) Arquivo Histórico Municipal Augusto César Pereira dos Santos; 4) Auditório Municipal; 5) Secretaria Municipal de Cultura, Lazer e Juventude; 6) Secretaria Municipal de Turismo e Esporte; 7) Secretaria Municipal de Indústria e Comércio; 8) Telecentro Comunitário; 9) Sede da Academia Santoangelense de Letras - ASLE;

1) Hall de Entrada:




Possui espaço amplo, cerca de 125m², com fluxo intenso de pessoas. É apropriado para exposições diversas e, eventualmente, são realizadas solenidades no espaço.


2) Biblioteca Pública Municipal Policarpo Gay:




A Biblioteca Pública possui hoje um acervo de mais de 40 mil livros, entre eles de literatura, didáticos, infantis e outros. Além disso, dispõe de jornais locais e estaduais, revistas diversas e outros materiais.

Sua área compreende 450 m², com mesas espaçosas para grupos de estudo e materiais, area para leitura de periódicos, sala especial para o público infantil, area própria para pesquisas na internet disponibilizada através de convênio com a PROCERGS no projeto Via Pública.

No local também são realizados lançamentos de livros de autores da região e exposições.

O horário de funcionamento é:
Segunda à sexta: 8h e 30 min às 12h - 13h e 30 min às 19h
Sábados: 8h e 30min às 12h

Leia mais sobre a biblioteca...

3) Arquivo Histórico Municipal Augusto César Pereira dos Santos

O Arquivo Histórico conserva o patrimônio documental de Santo Ângelo. Fazem parte de seu  acervo, documentos da administração municipal a partir do ano de 1873, fotografias antigas e recentes, jornais locais, mapas e plantas, livros didáticos sobre a história do município e das missões, gravações em audio e em vídeo, leis e decretos municipais.
No local são realizadas oficinas de educação patrimonial, para grupos de interassados em conhecer um pouco mais sobre nossa cidade, necessitando para tal agendamento prévio.
O local recebe também pesquisadores de diversas procedências que buscam embasamento para monografias, artigos e outros manteriais. 
O agendamento pode ser feito através dos contatos especificados no rodapé desta página.

Leia mais sobre o arquivo histórico...

4) Auditório Municipal:



Localizado no térreo do Centro de Cultura, é local próprio para a realização de reuniões, palestras, solenidades, oficinas e apresentações artísticas. Comporta 150 pessoas, possui climatizadores e sistema básico de sonorização.

5) Secretaria Municipal de Cultura, Lazer e Juventude:

Localizada no segundo andar, acima da Biblioteca Pública. É responsável pela realização de eventos, festivais, concursos, mostras, oficinas e demais atividades de cunho cultural. Promovendo as artes em suas diversas formas e oportunizando acesso amplo a elas.

Secretário: André José Kryszczun

6) Secretaria Municipal de Turismo e Esporte:

Localizada no segundo andar, acima do Auditório Municipal. É responsável pela promoção do município em níveis estadual, nacional e mundial; a partir da divulgação de seus potenciais turísticos, seus eventos e seu patrimônio cultural.

Em termos de esportes é responsável pela realização de eventos esportivos nas diversas modalidades e pelo incentivo à pratica esportiva.

Secretária: Rosa Severo

7) Secretaria Municipal de Indústria e Comércio:

Localizada no térreo, é responsável por atrair investimentos nos setores secundário e terciário, bem como e também de negociar junto à administração pública condições favoráveis às partes para fortalecer as indústrias e empresas aqui estabelecidas.

Secretário: João Baptista

8) Telecentro Comunitário:

Localizado no térreo, é resultado de um convênio, pró inclusão digital, entre a Secretaria Municipal de Indústria e Comércio e o Governo Federal.
No espaço são realizados cursos de informática básica e oficinas específicas. As inscrições podem ser feitas no local com o coordenador do telecentro.

Coordenador: Rodrigo Flores


9) Sede da Academia Santoangelense de Letras - ASLE:

Sala de reuniões da entidade.

Presidente: Mário Simon


TEATRO MUNICIPAL PADRE ANTÔNIO SEPP





Localizado na avenida Brasil, esquina com a rua Florêncio de Abreu, tem capacidade para mais de 700 expectadores na platéia, é utilizado para conferências, palestras, peças teatrais, shows musicais, danças, festivais e demais atividades culturais. Com palco medindo aproximadamente 12m de boca de cena, 9m de profundidade, altura útil 6m. A platéia tem área de 540 m².

* Fotografias: Fernando Gomes  e arquivo da secretaria de cultura.