OFICINAS ARTÍSTICAS


Oficinas Artísticas oferecidas pela Secretaria de Cultura, Lazer e Juventude.

OFICINA DE DANÇA DE SALÃO
Professor: Dançarino e mestre de capoeira Vladimir Farias Para casais.
Dias e horários: Terças e quintas das 20h. às 21h. 

A oficina de Dança de Salão é ministrada pelo professor Vladimir Farias. Nesta oficina os alunos tem contato com diversos ritmos e desenvolvem a capacidade de interagir com eles através de movimentos corporais. Como as danças de salão são próprias para casais, é interessante que ao inscrever-se na oficina o aluno ja defina seu par, o que facilita o processo de aprendizagem de ambos.
Entre os ritmos apresentados estão: tango, salsa, bolero, forró, samba, bachata, merengue, valsa, soltinho e xote.


OFICINA DE DESENHO
Professor: Artista Plástico André Sousa Para crianças a partir dos 10 anos, jovens e adultos.
Dias e horários: Quartas de manhã das 9h às 11h.
Quintas e sextas à tarde das 14 às 16 horas.
Segundas à tarde das 14 às 16 horas. 

A oficina de Desenho Artístico é ministrada pelo professor, graduado em artes visuais, André Sousa.
Nesta oficina o aluno aprende e desenvolve os traços básicos, sombreamento perspectiva e anatomia humana. Os desenhos são feitos em grafite utilizando-se papel apropriado. O material é emprestado aos alunos para que utilizem durante as aulas.
Vagas: ainda há vagas para a turma de quarta-feira no turno da manhã.

OFICINA DE TEATRO
Professora: Atriz Juliani Borchardt
Para jovens a partir dos 14 anos e adultos.
Dias e horários: Sextas à noite das 19:30 às 21h.


A oficina de Teatro é ministrada pela atriz Juliani Borchardt, tem como público alvo crianças a partir dos 10 anos, jovens e adultos.
Nesta oficina serão desenvolvidas técnicas relacionados ao teatro, auxiliando no aluno quesitos como: desinibição, postura, voz, dicção, expressão corporal, ritmo, trabalho em grupo, leitura, dentre outros.
Vagas: nesta oficina não há mais vagas no momento. Restando a opção para os interessados increverem-se num cadastro de reserva, para posterior participação nela.

OFICINA DE VIOLÃO
Professor: Músico Ricardo Kilian (Bardo)
Precisa trazer o violão.
Dia e horários: Segundas de manhã 8h30 às 10h00
Segundas à tarde 14h às 15h30
Segundas à noite 18h às 19h30

O curso de violão segue a metodologia Workout, que se trata de uma base matemática de compreensão da música. Em poucas aulas, com pouca explicação e algumas fórmulas o aluno compreende o funcionamento do seu instrumento e da apalicação da teoria musical nele. Com isso o aluno desenvolve o próprio estilo e repertório, sem depender da orientação do prefessor. Claro que a parte prática leva mais tempo e necessita de uma dedicação ímpar.
O curso dura em torno de oito meses e dá embasamento completo para os alunos continuarem seus estudos. Como em qualquer curso, é necessária a boa vontade, a perseverança e o estudo diário para desenvolver a coordenação e o ritmo.

OFICINA DE TÉCNICA VOCAL
Professor: Músico Ricardo Kilian (Bardo)
Dia e Horários: Segundas de manhã das 10h às 11h30
Segundas à tarde das 15h30 às 17 h

O Canto com esforço da fala é um método que compreende o lado psicológico do canto: o aluno aprende a livrar-se da tensão muscular e nervosa e deixa as notas saírem com facilidade. Qualquer pessoa é apta a cantar e a criar seu próprio, estilo utilizando-se de técnicas aprendidas durante o curso.
Tem a duração de oito meses e dá embasamento completo para os alunos continuarem seus estudos.

OFICINA DE DANÇAS GAÚCHAS DE SALÃO
Professor: Tradicionalista e Coreógrafo Moroni Oliveira Para casais.
Dias e horários: Segundas e quartas das 19h30 às 20h30.
Sábados de manhã das 10h30 às 12h.


A oficina de Danças Gaúchas de Salão são ministradas pelo professor Moroni Oliveira. Nas oficinas serão ensinados os seguintes estilos: vanera, chamamé, vanerão, xote, valsa, rancheira, milonga e bugio.

O curso não tem custos para os interessados. Podem se inscrever casais com idade mínima de 15 anos e as vagas são limitadas.

Os interessados poderão optar por dois horários de aulas: nas terças e quintas das 18:30 às 19:30 ou nos sábados de manhã das 10 às 12 horas. O curso terá duração de dois meses, e será oferecido certificado aos participantes.