sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

CULTURA DE SANTO ÂNGELO RECEBERÁ MAIS DE R$ 760 MIL

Santo Ângelo foi contemplado com R$ 761.090,00 do Ministério da Cultura para a execução do projeto “Santo Ângelo: missão, cultura e arte”. A iniciativa será desenvolvida pela empresa Direção Cultura, de São Paulo (SP), com o apoio da Prefeitura de Santo Ângelo, através da Secretaria de Cultura.

A Direção Cultura será responsável pela captação de recursos, através da Lei Rouanet, para a execução do projeto. Segundo a coordenadora de Projetos da Secretaria de Cultura de Santo Ângelo, Marjorie Bier, o “Santo Ângelo: missão, cultura e arte”, consiste na formação de um coral, uma orquestra e um grupo de dança no município. Além disso, Marjorie que coordenará o projeto localmente, explicou que as oficinas serão gratuitas para os participantes e não terão custo para a Prefeitura de Santo Ângelo.

– Como apoiador da iniciativa, o poder público será responsável pela cessão do espaço para a realização das oficinas de música e dança e pela logística, ou seja, o projeto será desenvolvido sem investimento financeiro do município –, destacou Marjorie.

O prefeito de Santo Ângelo, Valdir Andres, ressaltou que assim como a realização do Natal Cidade dos Anjos e da Via Sacra Missioneira esse tipo de projeto leva a arte, a cultura e o entretenimento gratuitamente a toda a população do município. Além disso, conforme o chefe do Poder Executivo essas iniciativas promovem a formação de cidadãos conscientes.

Já o secretário de Cultura de Santo Ângelo, Mario Simon, este projeto caracteriza-se pelo amplo objetivo voltado ao exercício da cidadania, através da arte. “O fato que só poderá ser executado com 50% dos componentes que estão impedidos do acesso à cultura e ao conhecimento por órgãos sociais já é um indicativo que o projeto se volta também para crianças em vulnerabilidade social. Além disso, o projeto não perde o foco da criação futura de uma orquestra, de um grupo de danças formal e de um coral”, 

O PROJETO
O projeto “Santo Ângelo: missão, cultura e arte”, busca incentivar a cultura e formar público para a música erudita e para a dança, oferecendo aos alunos a oportunidade do contato com a produção e criação artísticas. As oficinas, gratuitas, atenderão a 150 crianças e adolescentes.

Essas oficinas serão ministradas no Centro Municipal de Cultura, com 50 vagas cada (dança, orquestra e coral). Do total de vagas, dez em cada oficina serão destinadas a crianças e adolescentes com necessidades especiais.


Poderão participar do projeto crianças e adolescentes entre 7 anos e 17 anos, matriculados em escolas públicas e com atestado que comprove frequência. 


Os recursos do Ministério da Cultura serão aplicados na aquisição de instrumentos, piso especial para dança, uniformes e figurinos. O trabalho contará ainda com uma equipe multidisciplinar – integrada por uma psicóloga, uma assistente social e uma assistente – além da coordenadora local, Marjorie Bier e da diretora geral, Heloise Segnini, da Direção Cultura.


Cada oficina contará com um instrutor e um monitor. O projeto prevê a realização de aulas bissemanais.

De acordo com Marjorie, além destas atividades serão realizadas, durante a execução do projeto, apresentações de espetáculos profissionais de dança, teatro e música abertos à população, estimulando ainda mais os alunos e oferecendo cultura para toda a comunidade. “As inscrições para o projeto, que está em fase de captação de recursos, devem iniciar em 2015 e a expectativa é que seja ainda no primeiro semestre”, ressaltou.

As crianças e adolescentes inscritas passarão por uma seleção. Segundo Marjorie será realizada um audição com testes de ritmo para cada área. 

Empresas interessadas em investir no projeto podem obter mais informações no site da Direção Cultura – www.direcaocultura.com.br –, através do telefone (019) 3202.5405 ou pelo e-mail contato@direcaocultura.com.br. As empresas que aplicam recursos em projetos aprovados pela Lei Rouanet tem dedução de 100% no Imposto de Renda. 

(FONTE: Priscila Dellegrave Nhoatto/Assessoria de Comunicação Prefeitura de Santo Ângelo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário