quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

CULTURA RECEBE EM DOAÇÃO TRATOR DEUTZ COM RODADO DE FERRO

Veículo de 1937 fará parte do acervo do Museu da Colônia, que está em fase de implantação

A Secretaria de Cultura de Santo Ângelo recebeu nesta semana a doação de uma relíquia histórica. Trata-se de um trator Deutz, 1937, com rodado de ferro e de fabricação alemã de propriedade do escritor e historiador Leo Petersen Fett (in memorian). 

A doação foi realizada pela viúva de Fett, a advogada Carmem Terezinha de Carvalho Fett, que recebeu o secretário de Cultura, Mário Simon e o coordenador de Folclore e Tradição da Secretaria de Cultura, Edson Jardim na residência da família na última quarta-feira, 28. 

De acordo com o secretário de Cultura de Santo Ângelo, Mário Simon, o veículo será uma das peças que estarão expostas na Mostra de Equipamentos da Colônia que acontecerá durante a 17 ª Fenamilho e posteriormente integrará o acervo do Museu da Colônia, que está em fase de implantação pela atual administração. “O nome Museu da Colônia ainda é provisório, mas o novo museu do município será instalado no Pavilhão da Cultura, localizado no Parque de Exposições Siegfried Ritter”, destacou Simon.
O secretário de Cultura salientou ainda que a implantação do Museu da Colônia busca recontar a história e manter “vivos” no município e para as futuras gerações os costumes e as tradições das etnias italiana e alemã. 

A 17ª Fenamilho será realizada entre 1º e 10 de maio.

LÉO PETERSEN FETT
Natural de Lajeado, Leo Petersen Fett mudou-se para Santo Ângelo com a família em 1931. Advogado e engenheiro agrônomo por formação era membro da Academia Santo-Angelense de Letras (Asle). 


Leo morreu em março de 2012, aos 88 anos, após permanecer internado por quase dois meses no Hospital Moinhos de Vento de Porto Alegre, em consequência de uma cirurgia para a retirada de um tumor no intestino.


Em 2010, o escritor lançou o livro “Memórias Vivas”. A obra narra fatos marcantes da vida de Leo e ligados a acontecimentos importantes da história do município. Já em 2011, Fett fundou o Instituto Genealógico, Histórico e Geográfico de Santo Ângelo.


O DEUTZ 1937
O trator Deutz doado à Secretaria de Cultura foi adquirido pelo pai de Leo, o empresário rural Alfredo Leopoldo Fett. A chegada da máquina, em 1938, à Capital das Missões foi um acontecimento para a época. 


Na obra “Memórias Vivas”, Leo relata que quando o trator chegou “tudo era novidade, até o cheiro de combustível que chamam de óleo cru (óleo diesel)”. O primeiro trator de Santo Ângelo e da região das Missões foi então para a Granja Comandaí e agora se torna efetivamente uma relíquia histórica, que representa fielmente o pioneirismo no município.


Em 1995, por ocasião das comemorações do centenário de Alfredo Leopoldo Fett (in memorian), o trator passou a ficar exposto na avenida Brasil. Sem nenhum tipo de proteção, “a relíquia” foi depredada por vândalos.


Agora, o trator já está no Parque de Exposições Siegfried Riiter, onde receberá cobertura e todos os cuidados necessários antes de ficar em exposição.


Priscila Nhoatto/AI Prefeitura de Santo Ângelo

Nenhum comentário:

Postar um comentário